sexta-feira, 30 de abril de 2010
Mr. Brunn
Dos vídeos antigos que mais me chamam a atenção são os de Francis Brunn, não me conformo como na década de 60 seu estilo era tão moderno, o que também me impressiona é como ele explorava o corpo, mais além, ela jogava super quantidade de objetos e ainda assim se preocupava com o minimalismo.
Pesquisando sobre achei uma matéria de 06 de junho de 2004 falando sobre Francis Brunn que segundo os dados foi uma data próximo a de sua morte, ela conta um pouco também de sua trajetória e vida como artista , achei interessante .
Aproveitem ...
Francis Brunn, Extraordinaire Juggler Circus, morre aos 81
Por DOUGLAS MARTIN
Publicado em: 06 de junho de 2004
Francis Brunn, que pouco se importava em ter sido muitas vezes descrito como um dos seis melhores malabaristas do século 20, pela a sua arte, ele disse, transcendeu mero malabarismo, morreu em 28 de maio em um hospital em Frankfurt, na Alemanha. Ele tinha 81 anos.
A causa foi complicações de cirurgia cardíaca, disse sua irmã Lottie Chirrick.
Mr. Brunn, que morava em Manhattan, trouxe novas reviravoltas, muitas vezes, literalmente, de uma arte que remonta pelo menos ao antigo Egito e na Grécia, e mostrou-las para o público do Teatro Palácio à Casa Branca. Depois de realizado diante a rainha da Inglaterra em 1963, o Evening Standard chamou seu show''quase dolorosamente emocionante.''
Quando o Ringling Brothers and Barnum & Bailey Circus trouxe para a América em 1948, ele se tornou o primeiro malabarista a trabalhar no anel central como headliner solo.
No início de sua carreira, o Sr. Brunn, foi celebrado pela sua acrobacia junto com a velocidade da luz no malabarismo com uma dúzia de objetos simultaneamente. Mas depois, ele aperfeiçoou um minimalismo austero, mas exigente. Ele era fascinado por controlar apenas uma bola, e praticamente obrigou o público a partilhar esse fascínio.
''Parece que não'', disse ele,''mas é muito difícil fazê-lo corretamente.''
Especialmente se o truque com uma bola for para desafiar a gravidade, fazendo a bola viajar de seu dedo para cima e todo o seu corpo movendo-se apenas as pernas eo tronco.
Em outro truque deslumbrante, Mr. Brunn giraria uma bola na sua mão direita e mantinha outra bola nas costas de seu pescoço. Ele rolou a bola para baixo de suas costas e chutado com o calcanhar sobre a cabeça, em equilíbrio com a bola girar no dedo.
Um grande número de objetos não era problema. Ele foi considerado o malabarista primeiro no mundo a jogar 10 aros.
''Tentar descrever o ato Brunn é como tentar descrever o voo de uma andorinha, Francisco Alvarez escreveu''em''Malabarismo: Sua História e Grandes Artistas.''
Mr. Brunn somado ao efeito de uma dança flamenco snappy,com cliques de calcanhar e tudo mais, o público só pôde perceber junto o caos aéreo, como ele afirmou.
Mr. Brunn não espera aplausos.
''Eu não me considero a fazer truques,''disse ele em entrevista ao The New York Times em 1983. ''Há um movimento de oito minutos. É suposto ser, digamos, como um balé. Seria impossível para mim começar no meio. Eu amaria se o público de tão fascinado não aplaudisse no final.''
Francis Brunn nasceu em 15 novembro, 1922 em Aschaffenburg, perto de Frankfurt. Seu pai, Michael, estava em uma prisão francesa durante a Primeira Guerra Mundial e por trás do arame farpado tinha visto um malabarista de circo aquecendo. Ele pegou três pedras e copiado ele, mais tarde, usando laranjas para mostrar o truque para Francis e Lottie.
Como um menino no Performing Arts School, em Berlim, Francis adicionado ao seu malabarismo e acrobacia wrestling formação. Jogar futebol ajudou a aprender a equilibrar a bola.
Quando uma pequena mostra do estágio visitou a aldeia de Rossdorf, onde a família vivia, em 1939, os irmãos eram convidados a fazer malabarismos juntos em breve, eles estavam brincando de circo, vários salões e clubes de toda a Europa. Em 1947, John Ringling North os viu na Espanha e convidou-os a juntar-se ao seu circo.
Quando o circo visitou Manhattan em 1950, Brooks Atkinson, crítico de teatro chefe do The Times, escreveu que ele não podia reclamar da afirmação é que o Sr. Ringling Brunn foi''o maior malabarista da época. ''
A análise continuou: ''Não há muitas pessoas no mundo que são tão perfeitamente ajustados, como o Sr. é Brunn. Ele nunca vai ter de visitar um psiquiatra. ''
Lottie Brunn saiu do show business ao se casar em 1951, depois que seu irmão se tornou um regular em''The Ed Sullivan Show'', jogou o Palácio com Judy Garland e foi duas vezes à Casa Branca, onde o presidente Dwight D. Eisenhower proclamou o melhor malabarista que já tinha visto.
Meticulosidade Mr. Brunn era lendário. Quando se interessou pelo flamenco, ele foi a uma sequencia de 30 espectáculos seguidos da dança . Ele tinha o seu malabarismo varas feita por um primo que fez rolamentos para as rodas de direcção Mercedes-Benz. Sua agenda prática era tão rígida que ele parou o carro em rodovias para fazer malabarismos na hora marcada.
''Eu sei que ele está lá em cima agora ensaiando,''Ms. Enterline disse.
Fonte :http://www.nytimes.com/2004/06/06/nyregion/francis-brunn-circus-juggler-extraordinaire-dies-at-81.html?pagewanted=1
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Esclarecendo um pouco
Malabarismo:
Na maioria dos dicionários: “malabarismo é a habilidade de lançar e receber objetos”.
Mas, hoje em dia sabemos bem que o malabarismo Ou jogo malabares vai além disso que é proposto no dicionário,a manipulação de objetos convencionais e não convencionais também pode ser chamado assim malabares.
Em inglês a palavra (juggle) significa habilidade de resolver vários problemas ao mesmo tempo por uma pessoa ,assim dando origem a palavra juggler que significa malabarista.
Há boatos que a palavra malabares teve origem na ilha de Malabar, pois lá se praticava malabarismo.mas durante minha pesquisa não achei nada que comprovasse isso,apenas em que alguns livros cita malabar como um jogo que envolve bola e habilidade, assim dando origem a palavra malabarismo.
Assinar:
Postagens (Atom)