sábado, 8 de maio de 2010

Festivais, convenções e etc..


No mês passado (abril), do dia 7 ao dia 11 rolou a 3ª edição do festival paulista de circo, em limeira, cidade cede do festival. Existe tambem no interior paulista um circuito de encontros circenses que acontece desde 2008 e passa por algumas cidades, o InterCircu foi idealizado por alguns paulistas que estiveram na 9ª convenção brasileira e se uniram para montar um projeto, agregar diferentes artes e tecnicas. Ta bom, nem todos sabem o que é a convenção, certo? Então vamos lá, a convenção brasileira de malabarismo e circo (cbmc) acontece a 12 anos, a cada ano em uma cidade diferente do brasil, a ultima ( em 2009 ) foi realizada em piracai, interior de sp, a organização foi das meninas Rita Masini, Giulia Nina e Tete Balestreri, o evento durou 4 dias e teve oficinas e competições, alem de area de treino, camping e apresentações. Algumas oficias que sempre acontecem nas cbmc's são as de 3, 4 e 5 bolas, claves, contato, swing e algumas de tecnicas corporais, como contorção e aereos. Nas competições temos as tradicionais resistencias de 4, 5, 7 claves de 5, 6, 7 bolas, de equilibrio, as corridas de monociclo, o freestyle de 3 claves e tres bolas, voley claves (que foi falado no ultimo post) e é claro como esse anotivemos piscina, disputas de saltos, barrigadas, parada de mão em baixo d'água e por ai vai. E as apresentações contam com numeros que vão de noites de gala até o renegados (tradicionais noites das convenções que animam e incentivam o publico). Esse grande encontro de malabaristas, artistas e curiosos, proporciona a todos os convencionistas acesso a nvas tecnicas e experimentações, comunicação com artistas que estão começando e que ja tem trajetoria, evolução, novas amizades, cultura e troca de valores e materiais, é preiso ir, apreciar, vivenciar para saber ao certo oque acontece dentro da area da convenção.E falando em convenção, a desse ano sera em porto alegre-RS, a organização ainda não divulgou os preços, nem as atividades, ela acontecera do dia 29 de outubro até o dia 2 de novembro, assim que soubermos de mais informações, divulgaremos aqui tambem.
Na foto, maior numero de pessoas com bola na cabeça, tirada na XI CBMC.

Alguns links importantes:
festival paulista, primeiras noticias: http://www.limeira.sp.gov.br/file/noticia.php?cod=5176
InterCircu: http://www.intercircu.com/
Convenção Brasielira, historico e novidades: http://www.cbmcirco.com.br/
E para mais informações sbre outros festivais e escolas: http://www.circonteudo.com.br



AGUARDEM, logo, entrevistas com malabaristas e 'estudiosos' brasileros.
nossa primeira entrevistas com Tassio Foli esta no forno, daquia alguns dias sera postada, nao percam!!
continuem acessando.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Volei Claves



Muito bom ter vizinhos malabaristas, multi artistas na verdade, Rafa e Nadia.
No encontro de domingo aqui na praça perto de casa o treino rende muito, ontem o Rafa nos passou uma oficina de Vôlei claves ensinando algumas técnicas como: amortecer o impacto da clave, movimento do corpo na hora da recepção, lançamento para o companheiro diferente de lançamento para adversário, como lançar a clave para aumentar o tempo de recepção, algumas estratégias para o jogo, truques que cabem durante o jogo, foram alguns toques bem legais que fazem a diferença, e algumas outras coisas, espero que mais gente tenha a oportunidade de fazer essa oficina. Fica a dica!
Para quem não sabe o que é Volei Claves vou tentar explicar: Pode ser jogado com dois ou três participantes em cada time, onde todos ficam com uma clave em cada mão, é usada como bola uma clave que se diferencie das outras geralmente na cor, (existe também um fabricante que faz claves especialmente para o vôlei claves, mas isso ainda não é muito comum). Começa o jogo com um saque, o outro time recebe a clave (aquela diferente que é a bola) que pode quer tocado direto para o adversário ou para um companheiro do time, e o ponto é marcado se a mesma cair o chão.
Quando o jogo é oficial as delimitações da quadra são as mesmas do voleibol. Sobre as regras, no Brasil elas ainda variam em algumas competições.
Têm mais considerações sobre o jogo que é difícil de explicar com palavras, então vá assistir a um vôlei claves é uma atração para quem assisti e bem divertido para quem pratica.
Na foto Rafa e Nadia no volei claves da 10º Conveção Brasileira de Malabaris e Circo.
Share |