segunda-feira, 28 de março de 2011

Jugglin in Tonga

Hiko in Tonga

"Aparentemente,
Tonga tem mais malabaristas por quilômetro quadrado do que qualquer outro país do mundo.les dizem que as mulheres são malabaristas. "Steve Cohen

O hiko é um jogo que inclui dança e malabarismo. Vence aquele que manipular o maior número de itens, entre frutas, bolas de tênis e garrafas vazias.

Quase todos estudante em Tonga sabem como fazer malabarismos.Mas Somente garotas fazem, meninos não, e algumas tão pequenas com cinco ou seis anos de idade. As mulheres raramente mostrarm as habilidades, apesar de que malabarismo é como andar de bicicleta - uma vez que você aprende você nunca esquece.

Professores do ensino médio e até mesmo as mulheres mais velhas da aldeia,não sabem sobre as origens do hiko. Uma mulher afirmou que sua mãe poderia fazer malabarismos com até dez itens, muita coisas para segurar nas mãos de uma só vez, então ela teve que agarrá-los com uma bacia colocada na frente dela, mas ninguém conseguia explicar de onde veio o hiko ou porque as mulheres de Tonga praticam malabarismos.

Malabarismo com quatro laranjas ou noses verdes tui-tui em no padrão chuveirinho ,este foi é o padrão mínimo. Muitas meninas podem fazer malabarismos com cinco itens, mesmo sem aquecimento.


Este vídeo foi feito na década de 1980.



artigos relacionados e fontes.

Steve Cohen:: the juggling girsl of tonga

Christian Wach:hiko the tongan art of juggling

Wolfgang Schebeczek:polynesian juggling records

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |